Pular para o conteúdo principal

Qual é a diferença entre mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre docência?

Graduação.

Ainda na faculdade, o estudante pode fazer uma Iniciação Científica (IC), que nada mais é do que uma pesquisa acadêmica, que tem por objetivo oferecer uma base do conhecimento científico para os universitários. A Iniciação Científica pode ser realizada pelo estudante de qualquer área, e muitas vezes serve como uma bússola para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Especialização e MBA

Tanto a especialização quanto o MBA ficam na classificação de pós-graduação como lato sensu - o que significa "em sentido amplo". Esses cursos costumam ter uma duração menor, e não precisam de autorização prévia do Ministério da Educação (MEC) para funcionar, o que significa que as faculdades não precisam comunicar ao governo quando cria novos cursos de especialização e MBA's. Ambos os cursos exigem diploma de graduação.

Nas especializações não é preciso seguir na área em que se formou, o que é excelente para aqueles que querem seguir para outras áreas do conhecimento. Por exemplo: um administrador de empresas pode fazer uma especialização em TI (tecnologia da informação).
A especialização tem duração de 2 anos (360 horas) e na conclusão o aluno apresenta uma monografia, que é um estudo mais profundo sobre determinado tema. Sendo aprovado recebe o título de especialista.
Já o MBA - que significa "mestre em negócios" em inglês - é como uma especialização voltada para administração e negócios. Muitos que procuram o MBA já trabalham na área e querem desenvolver um conhecimento estratégico mais aprofundado na gestão de negócios.
No Brasil o MBA costuma durar dois anos, e na conclusão os estudantes devem apresentar uma monografia ou projeto relacionado. Geralmente os trabalhos tem um caráter mais prático e devem propor soluções específicas. Quem completa o MBA recebe o título de pós-graduado em nível lato sensu.

Stricto Sensu

Quanto ao mestrado, doutorado e pós-doutorado entram na classificação de stricto sensu - expressão que significa "em sentido específico". Nessas categorias o curso deve ser recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Ministério da Educação.

Mestrado

O mestrado é o aprofundamento da pesquisa. A essa altura o estudante tem a chance de se expandir na área acadêmica, não ficando apenas na pesquisa, mas também ocupando o lugar de docente, tornando-se professor nas universidades. O mestrado costuma durar 2 anos. O trabalho final é uma dissertação e deve contar com uma pesquisa empírica (coleta de dados) e trazer contribuições para a área. Quem é aprovado recebe a o título de mestre.

Doutorado

O doutorado é um curso mais extenso que pode durar de 4 a 5 anos. O objetivo é fazer com que o estudante traga contribuições para um determinado tema. Na maior parte dos casos é preciso ter realizado mestrado, mas há algumas instituições que podem aceitar o projeto de pesquisa do estudante pulando o mestrado.
Para o doutorado, muitas vezes é importante ter domínio de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, e este pode ser um pré-requisito para seguir com a pesquisa.
No doutorado o pesquisador deve expor suas conclusões após seus estudos, o que significa defender uma tese frente a banca examinadora, formada por nomes relevantes do universo acadêmico.
O doutorado no Brasil é equivalente ao PhD nos Estados Unidos e na Europa.

Pós-doutorado

No pós doutorado o pesquisador não precisa mais defender teses ou escrever dissertações. Nessa fase o aluno se volta totalmente para pesquisa e o aprofundamento, então o pesquisador se torna o orientador daqueles que estão buscando por um mestrado ou doutorado. Neste caso ele deve mostrar relatório sobre seus estudos para a instituição que o financia, como forma de demonstrar o seu trabalho e justificar o investimento. Esses relatórios também podem ser publicados como artigos acadêmicos. Geralmente o pós-doutorado dura dois anos.

Livre docência

É o ponto mais alto que um pesquisador pode alcançar e é obtido através de concurso público. Nesta fase todos já tem o título de doutor, e o candidato deve realizar uma prova escrita e defender uma tese sobre determinado tema frente a uma banca examinadora. Sendo aprovado recebe o título de livre docente. Universidades como USP, Unicamp e UNB exigem o título para seus professores titulares.